(18)99753-5242

NO AR

SHOW DA MANHA

Com Rose Ferreira

Quem Somos
HISTÓRICO DA ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DE COMUNICAÇÃO INOVAÇÃO FM-ACCI

Um DOM que mais tarde trouxe um sonho para a comunidade de Cuiabá Paulista. Elias Rocha, desde aos 06 anos de idade, quando sua mãe tinha necessidade de sair urgente, pedia a ela que deixasse na companhia de um objeto que seu pai mais se enciumava, um rádio.
Ali, naqueles pequenos períodos, antes do pai ver ele com o rádio, ele ouvia as rádios das faixas AM ou SW E FM. 

Depois que ficou liberado sempre pegar o radinho, passou a ligar para programas de rádios e pedir música, como nos programas da Rádio Clube Paranaense no Paraná, bem como ouvia atentamente grandes profissionais regionais, mas não sabia ele, que poderia também ser um profissional de comunicação no ramo de locução.

O menino Elias Rocha desde os 12 anos de idade, filho de um “Gari” do Distrito de Cuiabá Paulista, o senhor Aparecido Rocha, sempre sonhou com uma rádio local para a comunidade cuiabana.

Esse desejo foi incentivado após um experimento feito por um curioso técnico em eletrônica na casa de Elias. Um aparelho caseiro que transmitia áudio para os rádios da vizinhança.

O pequeno Elias teve espaço assim na sua casa para ler um versículo da Bíblia. O Técnico foi embora e levou consigo aquele transmissor que fascinou e marcou a vida de Elias e a partir de então passou a fazer uma programação normal de rádio, nos alto falantes da sua escola (Escola Estadual Kosuke Endo), com apoio de professores, diretores e amigos.

Ele também insistiu e após queimar mais de 04 rádios que pegava em trocas com amigos, descobriu uma formula mágica de como transmitir sons para os rádios dos vizinhos. Isso não foi muito longe, porque a transmissão era péssima e o medo de ser acusado de estar levando uma rádio sem autorização ao ar, fez com que parasse com estas transmissões.

Então para matar a vontade, em casa, Elias se juntava com o seu primo Leandro Silva, para gravar programas em Fitas Cassetes, como se estivessem em uma rádio de verdade e escutava muitas vezes.

Aos 13 anos de idade conheceu outros companheiros no Município de Mirante do Paranapanema-SP, como o amigo Luiz Molinha e Lúcio de Oliveira que deixaram Elias fazer um teste por um dia, mas esta história se encerrou por ai e a continuação dela veio mais a frente que será contada daqui a pouco.

Assim, a primeira oportunidade em rádio foi numa rádio Comunitária de Mirante do Paranapanema-SP com apoio de James Rodrigues, locutor desta. Ele passou muitas dicas a Elias e foi então que em 2007 começou a cursar Jornalismo.

Tempos depois, já aos 17 anos de idade ao ser indagado sobre esta possibilidade de uma rádio comunitária para Cuiabá Paulista passou a trabalhar arduamente para isso. Junto com alguns vizinhos, logo apoiado por seus pais, os adolescentes na época Junior e Fernando, se juntaram a Elias durante alguns dias. Todavia por falta de informação, acreditaram que era simplesmente juntar assinaturas em um Abaixo Assinado Coletivo, que tudo aconteceria, facilmente, mas até ai foi pura ilusão este pensamento, pois o procedimento para conseguir a rádio comunitária não era tão simples assim.

Assim tudo só começou OFICIALMENTE no ano de 2010. Elias Rocha reuniu em agosto de 2010 11 pessoas da comunidade em frente a Igreja Matriz de Cuiabá Paulista e fundou a Associação Comunitária de Comunicação inovação FM em Setembro do mesmo ano assumindo inicialmente também a presidência da ACCI.

Houve momentos em que Elias pensou em desistir e em um destes momentos cruciais, dois batalhadores do Município de Mirante que se encontraram num passado não muito distante, e que foi contado a pouco, se reencontraram.

Os locutores Luiz Molinha e Lúcio de Oliveira abraçaram a causa com toda a dedicação que causou muita admiração e criticas por ciúmes de alguns em Cuiabá Paulista.

O próprio Luiz quando passou a integrar a associação, disse com muita fé que a partir daquele momento muito iria se conquistar e que se tratava apenas de garra e esperança.

Realmente, ele tem razão. A associação que nada tinha em Patrimônio, conseguiu comprar com duas festas beneficentes a compra de um super aparelho transmissor de 25 watts que tem três funções em uma só (Transmissor, Compressor e Expansor de Estéreo) no valor de R$ 2000,00 bem como o dinheiro arrecadado auxiliou no envio de 01 quilo e 208 gramas de documentos a Brasília em Agosto de 2012.

Quando compramos o aparelho transmissor fizemos questão de mostrar para a comunidade de Cuiabá Paulista. Foi assim realizado uma carreata acompanhada de muitos fogos e o transmissor o tempo todo ficou em cima de um capô do carro a frente, juntamente com um som de propaganda que explanava o assunto.



Enquete
QUAL PERIODO VOCE HOUVE MAIS A INOVAÇÃO FM?

 DE MANHÃ
 A TARDE
 A NOITE





.

LIGUE E PARTICIPE

(18)3993-6166

Visitas: 7050
Usuários Online: 4
Copyright (c) 2020 - Rádio Inovação Fm 104,9 - Cuiabá Paulista - SP